Vila Mariana

Local
São Paulo
Metragem
31m²
Foto
Kadu Lopes

um oásis na selva de pedra

Muito obrigado Bê. Minha amiga dos tempos de colégio, que se tornou uma arquiteta maravilhosa. Muita gratidão por me ajudar a realizar um grande sonho.

Sabe aquela cidade que não pára, a agenda cheia de compromissos e o cansaço do dia a dia? Agora imagina dissipar tudo isso apenas entrando no seu apartamento. Quando o Vitor me procurou, me disse que o sonho dele era ter um apartamento que tivesse a essência dele e de tudo o que ele vive e valoriza, além disso, ele e o Rafa chegaram com uma pastinha do Pinterest com muitas referências bacanas também. A ideia foi além da essência e entrou com o conceito de sustentabilidade na arquitetura de interiores, por isso todos os materiais para compor o apartamento foram escolhidos a dedo, pensando no meio ambiente e na sustentabilidade. A única exigência foram as plantas naturais, nada de plantas artificiais ou permanentes.

Logo na entrada do loft colocamos uma parede de tijolinho que tem em parte da sua composição materiais reciclados, assim como o rodapé. O tijolinho é o ponto focal que aquece o ambiente, pois no restante dos revestimentos usamos muito cinza e cores neutras. O toque étnico ficou pelos quadros trazidos de um lugar muito especial e da mesa e aparador produzidos com matéria-prima certificada pelo IBAMA, com manejo sustentável ao longo de toda a produção.

Na varanda colocamos a pedido do Vitor um jardim vertical com sistema de irrigação automatizado, assim garante que as plantinhas sejam sempre regadas e eles podem viajar tranquilamente, sem contar que melhora o ar do apartamento e ajuda a manter o loft mais fresco do que o normal. O charme ficou pelo varal de lâmpadas.

A cozinha tem uma estética mais minimalista, o charme ficou por conta do metro tile branco com acabamento acetinado, pois os armários foram feitos no MDF brilhante para ficar com uma cara mais atual. A bancada em quartzo foi escolhida a dedo, pois esse material solta o mínimo de partículas na atmosfera, mantendo o ar mais limpo e sua composição é de materiais reaproveitados. Os eletros que economizam energia e possuem o selo de eficiência, foram escolhidos pelo Rafa e compuseram a cozinha moderna. Tudo muito bem pensado e projetado para caber tudo, até lixeira para orgânicos.

A sala de TV ficou super aconchegante, nós diminuímos um pouco o pé direito para ganhar espaço no andar de cima do mezanino, onde fica o quarto. Já já eu falo dele, ao lado da sala de TV está o acesso para o banheiro, que mesmo pequeno ficou super funcional e prático. Um dos truques foi aproveitar o máximo a parte de baixo da pia e fazer um armário raso com espelho na frente para guardar itens do banheiro, já no box eu abri um vão para colocar um nicho de dois andares para ninguém ficar batendo o braço em prateleiras dentro do box.

No andar de cima coloquei o dormitório. O mezanino foi feito em steel frame, uma técnica de construção a seco muito utilizada no exterior, a montagem é extremamente rápido, não gasta utiliza água e todos os materiais são reciclados também, para fazer o fechamento, usamos placas de drywall, já as estruturas dos pilares ficaram tão legais que resolvemos deixar aparente e pintar de preto.

Na parede da cabeceira fiz uma pintura em cimento queimado para trazer personalidade e o armário no fundo do ambiente em espelho para dar a sensação de um lugar mais amplo, truques da arquitetura de interiores.

Preservamos a iluminação natural para deixar o ambiente sempre claro e alegre. Bem estar em todos os detalhes, dá só uma conferida nas fotos diurnas e nos detalhes.

Dá uma olhada no 360º feito pelo fotógrafo Kadu  clicando aqui 🙂