A importância do projeto

A importância do projeto

Uma casa grande ou pequena é sempre a sua casa e deve ser pensada com capricho, afinal é onde você irá passar boa parte da sua vida. Sua casa deve ser o cenário para os momentos mais felizes proporcionando conforto e segurança além de uma estética impecável.

Eu escuto muitas pessoas dizendo que o arquiteto encarece a obra, afinal é um profissional a mais para se contratar. Vamos aos números, o projeto de arquitetura representa de 5% a 12% do valor total da reforma, porém esse mesmo projeto proporciona uma economia de 20% a 25% na obra por evitar erros de execução que causam retrabalho, atrasos e desperdícios. Na ponta do lápis, é uma economia de orçamento e tempo.

Uma vez, uma cliente me contratou e fizemos todo o projeto do apartamento, pensamos juntas em todos os detalhes, cores, texturas e iluminação. No final do processo todo e na entrega do projeto, ela ficou tão feliz, pois soube, naquele momento de que o sonho dela já estava todo alinhado e pensado, então era só partir para  a construção do projeto sem dores de cabeça, afinal já estava tudo planejado.

O projeto é essencial para alcançarmos o espaço ideal, pois é onde podemos experimentar todas as possibilidades de uma maneira mais rápida. No projeto podemos ver se o que idealizamos é possível e conseguimos dimensionar o tamanho do mobiliário, criar diversas possibilidades e definir os detalhes de construção. Além de prever eventuais falhas de execução na obra, como a falta de uma simples tomada para um abajour por exemplo.

Aliás, os projetos de elétrica, hidráulica, ar condicionado, estrutura e iluminação são importantes para compor o projeto de arquitetura de interiores. Imagina o transtorno em obra se onde você pretende abrir um nicho é justo onde passa uma estrutura, ou se onde você quer colocar um ar condicionado é justamente onde passa a hidráulica do banheiro ao lado. Muitas vezes não é possível fazer como pensamos inicialmente, mas através do projeto, encontramos saídas para resolver todos esses problemas com soluções estéticas, evitando os transtornos e atrasos em obra.

Por isso eu considero o projeto de arquitetura um investimento.