8 maneiras rápidas de renovar sua casa

8 maneiras rápidas de renovar sua casa

Sabe aquele dia em que você acorda, olha para a sala e pensa que tudo podia ser diferente? Ou aquele dia que você se joga na loja de decoração mas não tem ideia do que levar para casa? Ou simplesmente quando um ambiente perde a graça e você quer dar uma renovada no visual? Pois eu digo que mudar tudo isso é possível de maneira rápida e econômica.

Sempre que alguém me procura para uma consultoria de decoração, é porque está com todas essas dúvidas, que podem ser as mesmas que você tem. Tudo o que você precisa saber está nesse post. Vem conferir!

Primeiro, saiba que o segredo está nos detalhes. Anote aí as dicas para você renovar o ambiente de maneira rápida e criativa.

  1. Invista nas paredes. Sempre digo que as paredes são como grandes quadros brancos onde podemos expor toda a essência do ambiente. Experimente aplicar um papel de parede atrás do sofá, colocar espelhos em paredes opostas às janelas, ou até criar uma composição de quadros com fotos da família e amigos. Fotos ficam muito boas em corredores.
  2. Troque os móveis de lugar. Essa dica é preciosa e é a que eu mais gosto. Troque alguns móveis de lugar, as vezes o que precisamos para ter mais conforto num ambiente é apenas mudar a posição de um sofá ou de uma mesa de jantar. Veja se não é possível mudar o sofá pela poltrona, ou se uma escrivaninha não fica melhor no lado oposto do ambiente. Uma vez visitei meu marido em seu escritório e tudo parecia muito apertado e confuso, numa tarde mudamos alguns equipamentos de lugar e colocamos as duas mesas de trabalho em posições diferentes, pronto, economizou muito espaço e ele aumentou tremendamente a qualidade do trabalho.
  3. Renove seu sofá. Um truque rápido e prático para dar uma cara nova na sala com apenas um detalhe é trocar ou colocar almofadas novas no sofá. Para ficar divertido, aposte em almofadas do mesmo tamanho em cores tom sobre tom ou almofadas de formatos diferentes na mesma cor. Tenho certeza que sua sala ganhará mais vida.
  4. Recupere peças perdidas. Muitas vezes temos aquelas peças lindas em casa que guardamos para ocasiões especiais, mas, sempre nos esquecemos até nas ocasiões especiais. Então, que tal resgatar aquela bandeja linda que você ganhou de presente e está guardada até hoje? Ou aquele vaso maravilhoso que está no armário há anos e colocar no aparador da sala com um belo arranjo de flores?
  5. Recicle materiais. Reaproveite aquele fundinho de tinta que sobrou da pintura do quarto, aquele pedaço de tecido ou papel de parede que sobrou da última reforma para renovar alguns móveis e itens decorativos. Eles podem ser usados para revestir uma cúpula de pendente, renovar a frente de gavetas e até o fundo de bandejas de madeira.
  6. Acerte nos pequenos detalhes. Como eu sempre digo, o segredo do ambiente está nos pequenos detalhes. Colocar uma toalhinha de mão perfumada no lavabo, ou uma bandejinha com sabonetes e home spray pode fazer toda diferença. Um centro de mesa com flores delicadas também dá um ar de renovação. Pequenos detalhes numa estante ou prateleiras ajudam a compor o espaço.
  7. Faça pequenos consertos. Essa não é necessariamente uma dica de decoração, mas é um incentivo à hábitos que fazem toda diferença. Sabe aquela lâmpada que queimou no corredor? Aquele quadro que desprendeu do pino? Ou aquela porta do armário que não abre direito? Pois pequenos consertos fazem toda diferença no ambiente. Uma vez fui fazer uma consultoria de decoração para uma senhora e o que precisei fazer para renovar o apartamento foi trocar algumas lâmpadas queimadas (e então aproveitei para trocar outras em pontos estratégicos por lâmpadas mais eficientes), retirar um bar da sala, recolocar puxadores nas portas que estavam sem e trocar a disposição dos móveis. Ela ficou quase um mês fora de casa e quando voltou, me disse que não tinha ideia de que a sala dela era tão grande.
  8. Desapegue. Por fim, aproveite esse momento de reorganização para doar aquela cômoda que só ocupa espaço, ou aqueles livros que você não lerá mais ou até mesmo aquela louça que você comprou e nunca usou em anos. Ganhando mais espaço no ambiente você melhora a circulação, a iluminação e a qualidade de vida, afinal o ambiente que moramos deve ser o mais gostoso de todos.

Ainda tem dúvidas? Me escreve que eu te ajudo. Uma consultoria de decoração pode resolver todas as suas questões de como melhorar o espaço onde você vive e se adequar às mudanças de rotina.